top of page

Quem escreveu a Bíblia?

  • Foto do escritor: Suzana Sás
    Suzana Sás
  • 10 de nov. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de nov. de 2024

Bíblia aberta sobre uma mesa de madeira.
Bíblia. Foto: Mídia Wix.

Em Cristo, pelo mistério da Encarnação, a divina Revelação atingiu sua plenitude. O Pai não fala conosco por meio de intermediários, mas mediante seu próprio Filho, que nos revelou plenamente o desejo de Deus, de que todos cheguem ao conhecimento da verdade e se salvem. É justamente para transmitir esse sublime mistério que a Bíblia foi escrita.


Por desejo do próprio Deus, tudo quanto foi revelado relativo à nossa salvação devia ser conservado e transmitido a todas as gerações. Por isso, Cristo enviou os Apóstolos, para que anunciassem a todos o Evangelho, pela pregação oral e pelos exemplos, transmitindo, assim, aquilo que tinham recebido do próprio Senhor e aprendido por inspiração do Espírito Santo.


Bem sabemos que a Sagrada Escritura é um grande livro formado por 73 livros, divididos entre o Antigo e o Novo Testamento. Um livro que se constitui a partir de diversos outros livros, naturalmente não podemos atribuir sua autoria a uma única pessoa, mas considerá-la como uma produção coletiva, que foi sendo composta ao longo dos séculos. Os biblistas afirmam que a redação e reunião de todos os textos bíblicos aconteceram ao longo de mais de mil anos, tendo sido iniciadas, possivelmente, por volta do século X a.C. e se estendido até o século II d.C.


Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras. Porém, não existe nenhuma versão original de manuscrito da Bíblia, mas sim cópias de cópias.


Antigo manuscrito, pergaminho parte da Bíblia.
Pergaminho. Imagem: Biblioteca Bíblica.

Alguns autores são por nós conhecidos. Outros, porém, permanecem no mais absoluto anonimato, fato que não se constitui como um problema no que diz respeito à sacralidade dos livros bíblicos, já que, mais do que trabalho humano, sabemos que são fruto da ação do próprio Deus.


Para a Igreja, Deus é o autor da Bíblia. Todavia, para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria”.


Os textos bíblicos são o registro escrito da experiência de fé que homens e mulheres, em épocas, lugares e situações diferentes, fizeram com Deus, sendo fruto do trabalho de autores de épocas e lugares diferentes, cuja escrita foi revisada ou recebeu acréscimos posteriores.


O Codex Aleppo ou "Códice de Alepo" é o mais antigo e completo manuscrito da Bíblia Hebraica de acordo com o Tiberiano Massorá, produzido e editado pelo respeitado massoreta Aaron ben Moses ben Asher.


Algumas curiosidades sobre a Bíblia

  1. Foi o primeiro livro impresso no mundo;

  2. Foi traduzida em 1.800 línguas e é a publicação mais popular do mundo;

  3. A origem da Bíblia é atribuída ao povo hebreu;

  4. A Bíblia, inicialmente, foi composta em três idiomas: os livros mais antigos, em hebraico (mais ou menos ¾ do total); os mais recentes, em grego (com ¼ aproximadamente); e poucas páginas em aramaico;

  5. A tradução latina mais conhecida foi feita por São Jerônimo, à base de textos originais do hebraico e grego;

  6. A Carta aos Filipenses foi escrita por Paulo, quando estava na prisão;

  7. O maior versículo está em Ester 8, 9;

  8. A Torá é composta pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio);

  9. Evangelho significa “Boa nova”;

  10. O evangelista Lucas não foi discípulo de Jesus. Para escrever o Evangelho, recorreu a testemunhas oculares, que acompanharam a vida de Cristo. Já o evangelista Marcos, era discípulo de Pedro, primo de Barnabé e companheiro de Paulo na primeira viagem missionária;

  11. No Novo Testamento, as cartas eram mensagens direcionadas às primeiras comunidades de fé;

  12. A Carta de Pedro possivelmente não foi escrita por ele, mas por Silvano, apóstolo de Paulo.

A palavra de Deus é inspiração! A Bíblia foi, sim, escrita por mãos humanas, mas humanos inspirados pelo Espírito Santo.

Hoje nós revelamos a presença de Deus atuando no mundo, assim como somos, naquilo que fazemos e Deus age através de nós. Ele continua falando com a humanidade.

A Palavra de Deus é a comunicação com a humanidade, então Deus precisa de nós. Ele até não precisaria, mas quer contar conosco para continuar a ser revelado a partir de nós, a todos.

Quem sou

bottom of page