Quem escreveu a Bíblia?
- Suzana Sás
- 10 de nov. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de nov. de 2024

Em Cristo, pelo mistério da Encarnação, a divina Revelação atingiu sua plenitude. O Pai não fala conosco por meio de intermediários, mas mediante seu próprio Filho, que nos revelou plenamente o desejo de Deus, de que todos cheguem ao conhecimento da verdade e se salvem. É justamente para transmitir esse sublime mistério que a Bíblia foi escrita.
Por desejo do próprio Deus, tudo quanto foi revelado relativo à nossa salvação devia ser conservado e transmitido a todas as gerações. Por isso, Cristo enviou os Apóstolos, para que anunciassem a todos o Evangelho, pela pregação oral e pelos exemplos, transmitindo, assim, aquilo que tinham recebido do próprio Senhor e aprendido por inspiração do Espírito Santo.
Bem sabemos que a Sagrada Escritura é um grande livro formado por 73 livros, divididos entre o Antigo e o Novo Testamento. Um livro que se constitui a partir de diversos outros livros, naturalmente não podemos atribuir sua autoria a uma única pessoa, mas considerá-la como uma produção coletiva, que foi sendo composta ao longo dos séculos. Os biblistas afirmam que a redação e reunião de todos os textos bíblicos aconteceram ao longo de mais de mil anos, tendo sido iniciadas, possivelmente, por volta do século X a.C. e se estendido até o século II d.C.
Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras. Porém, não existe nenhuma versão original de manuscrito da Bíblia, mas sim cópias de cópias.

Alguns autores são por nós conhecidos. Outros, porém, permanecem no mais absoluto anonimato, fato que não se constitui como um problema no que diz respeito à sacralidade dos livros bíblicos, já que, mais do que trabalho humano, sabemos que são fruto da ação do próprio Deus.
Para a Igreja, Deus é o autor da Bíblia. Todavia, para escrever os livros sagrados, Deus escolheu e serviu-se de homens na posse das suas faculdades e capacidades, para que, agindo Ele neles e por eles, pusessem por escrito, como verdadeiros autores, tudo aquilo e só aquilo que Ele queria”.
Os textos bíblicos são o registro escrito da experiência de fé que homens e mulheres, em épocas, lugares e situações diferentes, fizeram com Deus, sendo fruto do trabalho de autores de épocas e lugares diferentes, cuja escrita foi revisada ou recebeu acréscimos posteriores.
O Codex Aleppo ou "Códice de Alepo" é o mais antigo e completo manuscrito da Bíblia Hebraica de acordo com o Tiberiano Massorá, produzido e editado pelo respeitado massoreta Aaron ben Moses ben Asher.
Algumas curiosidades sobre a Bíblia
Foi o primeiro livro impresso no mundo;
Foi traduzida em 1.800 línguas e é a publicação mais popular do mundo;
A origem da Bíblia é atribuída ao povo hebreu;
A Bíblia, inicialmente, foi composta em três idiomas: os livros mais antigos, em hebraico (mais ou menos ¾ do total); os mais recentes, em grego (com ¼ aproximadamente); e poucas páginas em aramaico;
A tradução latina mais conhecida foi feita por São Jerônimo, à base de textos originais do hebraico e grego;
A Carta aos Filipenses foi escrita por Paulo, quando estava na prisão;
O maior versículo está em Ester 8, 9;
A Torá é composta pelos cinco primeiros livros do Antigo Testamento, o Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio);
Evangelho significa “Boa nova”;
O evangelista Lucas não foi discípulo de Jesus. Para escrever o Evangelho, recorreu a testemunhas oculares, que acompanharam a vida de Cristo. Já o evangelista Marcos, era discípulo de Pedro, primo de Barnabé e companheiro de Paulo na primeira viagem missionária;
No Novo Testamento, as cartas eram mensagens direcionadas às primeiras comunidades de fé;
A Carta de Pedro possivelmente não foi escrita por ele, mas por Silvano, apóstolo de Paulo.
A palavra de Deus é inspiração! A Bíblia foi, sim, escrita por mãos humanas, mas humanos inspirados pelo Espírito Santo.
Hoje nós revelamos a presença de Deus atuando no mundo, assim como somos, naquilo que fazemos e Deus age através de nós. Ele continua falando com a humanidade.
A Palavra de Deus é a comunicação com a humanidade, então Deus precisa de nós. Ele até não precisaria, mas quer contar conosco para continuar a ser revelado a partir de nós, a todos.