Milagre Eucarístico de Orvieto ou Bolsena
- Suzana Sás
- 19 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

O Milagre Eucarístico de Bolsena, ocorrido em 1263, é um evento de grande importância e está ligado à cidade de Orvieto, na Itália. Durante uma missa realizada por um sacerdote em Bolsena, Padre Pedro de Praga, ele vivenciou um momento extraordinário: ao celebrar a Eucaristia, a hóstia consagrada começou a sangrar, com gotas de sangue caindo sobre o altar. Dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.
Esse fenômeno surpreendente não apenas reforçou a crença na presença real de Cristo na Eucaristia, mas também teve um impacto duradouro na liturgia da Igreja.
O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, pronunciou diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.
Em reconhecimento a este milagre, a Festa de Corpus Christi foi instituída oficialmente, cerca de um ano após o ocorrido, sendo celebrada em várias partes do mundo como um dia de adoração e veneração ao Santíssimo Sacramento.
Orvieto, rapidamente se tornou um importante centro de peregrinação, atraindo devotos que desejam testemunhar a profunda fé que permeia a cidade. As celebrações em Orvieto, marcadas por procissões vibrantes e rituais tradicionais, continuam a unir a comunidade em um espírito de devoção e celebração, perpetuando a memória desse milagre extraordinário.
A Catedral de Orvieto, na Itália, guarda o Corporal de Bolsena, a relíquia que é considerada um dos milagres eucarísticos mais importantes da história da Igreja.
Fonte: Regnum Christi