top of page

Comprovações Científicas do Milagre Eucarístico de Tixtla.

  • Foto do escritor: Suzana Sás
    Suzana Sás
  • 29 de abr. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 11 de dez. de 2024

Ausência de sequenciamento genético no DNA da Eucaristia atesta a paternidade de Jesus pelo Espírito Santo! Milagre Eucarístico de Tixtla.


Uma píxide com hóstias, em uma delas aparece gotas de sangue.
Hóstias com manchas avermelhadas. Foto: Página Oficial Del Milagro Eucarístico De Tixtla De Guerrero, Gro., México, Facebook

O ano era 2006, alguns dias depois da morte do beato Carlo Acutis (jovem morreu de leucemia em 12 de outubro de 2006, e foi beatificado em 10 de outubro de 2020), quando ocorria um retiro espiritual na cidade de Tixtla, no México. No momento de uma celebração eucarística, uma irmã da diocese local levava a "píxide" com as hóstias sagradas. Um dos padres celebrantes aproxima-se e nota manchas avermelhadas em algumas hóstias, deixando-o muito emocionado com o milagre que presenciava.

Iniciaram-se os procedimentos de investigações científicas e teológicas oficiais para averiguação rigorosa do milagre que a igreja católica exige. Os resultados finais foram divulgados somente em 2013 durante um Simpósio Internacional, realizado pela Diocese de Chilpancingo, sob a presença de pessoas de todo o mundo. A ciência constatou que (conforme divulgado em MIRACOLI EUCARISTIC, p.2):


  1. A substância avermelhada analisada corresponde ao sangue o qual contém hemoglobina e DNA de origem humana.

  2. Dois estudos realizados por eminentes peritos forenses com diferentes metodologias mostraram que a substância provém da parte interna, o que exclui possibilidade de que possa ter sido inserida pela parte externa.

  3. O tipo de sangue é AB, semelhante ao encontrado na hóstia de Lanciano e no Sudário de Turim.

  4. Uma análise microscópica de ampliação e penetração revela que a parte superior do sangue é coagulada desde outubro de 2006. No entanto, as camadas subjacentes internas revelaram, em fevereiro de 2010, a presença de sangue fresco.

  5. Também foram encontrados glóbulos brancos intactos, glóbulos vermelhos, os macrófagos em ação que englobam lipídios. O tecido em questão aparece rasgado e com mecanismos de recuperação, exatamente como acontece em um tecido vivo.

  6. Ainda mais a análise histopatológica determina a presença de estruturas de proteína em estado de deterioração, sugerindo células mesenquimáticas, células muitos especiais, caracterizadas por alto dinamismo biofisiológico.

  7. Os estudos imunocitoquímica revelam que o tecido encontrado corresponde com àquele músculo do coração (Miocárdio)."


Em análises do DNA de amostras de sangue, pode-se rapidamente ser obtido o perfil genético e consequentemente saber a paternidade de uma pessoa. Mas nas inspeções científicas sobre o sangue das hóstias, nunca foi possível reconhecer o sequenciamento do perfil do DNA. A teologia argumenta que isto é mais uma comprovação da paternidade de Jesus ser do Espírito Santo!


Fonte: Miraculum

Quem sou

bottom of page