A Química explica o Primeiro Milagre de Jesus: A Transformação da água em vinho
- Suzana Sás
- 5 de abr.
- 3 min de leitura

Química e o Primeiro Milagre de Jesus
A composição do vinho e da água é diferente, embora no vinho também exista água. Mas aí existe um “pequeno problema”. A água é uma molécula que contém apenas 02 átomos de hidrogênio e 01 de oxigênio, mas o vinho contém vários átomos de carbono, de nitrogênio e outras coisas no seu meio. Cientificamente, para transformar água em vinho, Jesus necessitaria de:
1º Um reator atômico com aceleração termonuclear;
2º Desestruturar os átomos, ou seja, separar prótons, elétrons e nêutrons;
3º Reestruturar tudo novamente para criar carbono e nitrogênio que não existe na água.
Observação: Esse processo é chamado de Fissão Nuclear. (COMFORT, 2018 Pg. 01).
A Bíblia relata no versículo 6 de João, capítulo 2, que haviam 06 talhas com água, o que é aproximadamente 480 litros no total, pois naquele tempo nas talhas cabiam em média de 80 a 120 litros cada, mas usaremos a menor medida. Quanta energia seria necessária para transformar 480 litros (6 a 80 = 480) de água em vinho? Essa reestruturação nuclear para transformar água em vinho necessitaria da energia de cerca de 200.000.000 (duzentos bilhões) de estrelas iguais ao nosso Sol, e isso em apenas 01 dia, para realizar tal transformação, portanto esse feito não é algo natural, trata- se de algo sobrenatural. (COMFORT, 2018 Pg. 01).
Fonte: Faculdade Pedro II

27 de Junho de 2016 - Artigo de Valter Luis dos Santos
...Portanto, vamos considerar Milagre um fato natural que a Ciência ainda não tem como explicar na prática, no entanto é possível ser explicado teoricamente.
O Primeiro Milagre, Jesus e seus discípulos foram convidados para uma festa de casamento e aceitaram o convite (João 2.1-2). A certa altura das bodas, acabou-se o vinho (João 2.3). Era comum que as festas de casamento durassem sete dias, mas, sem vinho, isso não seria possível. O que fazer? Talvez pudessem comprar mais. Entretanto, é possível que os convidados não estivessem dispostos a esperar.
Fim do vinho significava fim da festa. Maria, mãe de Jesus, também estava presente e percebeu que o vinho tinha acabado (João 2.3). Não tendo poder para resolver a situação, ela foi falar com seu filho. Maria sabia que Jesus ia tomar alguma providência e deu, então, uma sábia orientação aos servos da casa: “Fazei tudo o que ele vos disser” (João 2.5). Os servos tinham muito trabalho a fazer, mas isso lhes daria a chance de serem participantes e testemunhas do milagre. Jesus mandou que os serventes enchessem de água seis talhas de pedra (João 2.7). Em cada uma delas cabia entre dois e três almudes, ou seja, entre 72 e 108 litros.
Era muita água para ser carregada. Então, o milagre aconteceu. Jesus transformou a água em vinho... Na prática a Química não tem como realizar este procedimento de transformar água em vinho.
O que pode ser feito é explicar teoricamente o fato ocorrido.
Explicação Científica - ...Segundo a academia do vinho, a composição química do vinho é:
1 – ÁGUA - O vinho contém de 85 - 90% de água,
2 – ALCÓOIS - Os alcoóis representam de 7 - 24% da composição do vinho,
3 – ÁCIDOS - Representam de 1 a 8% do total dos componentes do vinho,
4 – AÇÚCARES - Os açúcares representam de 0 a 15% da composição do vinho.
Em termos gerais, existem 92 elementos químicos naturais... Uma reação química ocorre quando certas substâncias sofrem transformações em relação ao seu estado inicial (reagentes). Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira. Como essas ligações podem ser muito fortes, geralmente é necessária energia na forma de calor para iniciar a reação.
... Muitas variáveis são envolvidas em uma reação química, tais como: concentração, pressão e temperatura.
...Não é difícil compreender que o que Jesus fez no seu primeiro milagre, transformando água em vinho, foi usando seu incrível poder mental para mudar a posição dos elementos químicos, controlar as variáveis; concentração, pressão e temperatura dentro das almudes, de tal forma que estes constituíssem o melhor vinho. Poderíamos dizer que na água não encontramos todos os elementos do vinho, no entanto esses elementos podem ser encontrados em outras substâncias, por exemplo, na água poderemos encontrar o carbono na forma de dióxido de carbono dissolvido. Portanto a transformação da água no vinho naquelas condições é perfeitamente compreendida desde que você aceite que Jesus tem poder suficiente para modificar a posição química dos elementos e controlar as variáveis do tempo e espaço, fato indiscutível.

Fonte: Leia o artigo na íntegra em Ciência em Foco
<< Você duvida do poder de Deus? >>