top of page

A Casa da Virgem Maria

  • Foto do escritor: Suzana Sás
    Suzana Sás
  • 24 de nov. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 11 de dez. de 2024

Imagem de uma construção bizantina do século XVI.
Casa da Virgem Maria. Fonte da imagem: A12

A tradição – tanto católica como ortodoxa – diz que este é o local de onde a Virgem Maria foi elevada ao céu.


A "Casa de Nossa Senhora" pode se referir a vários lugares sagrados ou santuários dedicados à Virgem Maria. Mas um dos mais conhecidos é a Casa da Virgem Maria em Éfeso, na Turquia, (cujo nome turco é Meryem Ana), que é considerado um local de peregrinação.


Uma pequena Igreja Bizantina do século XIII foi construída sobre um assentamento - este do século I - onde está o local que teria sido a verdadeira Casa da Mãe Maria de Nazaré, mãe de Jesus Cristo.


Imagem de um altar rústico com a imagem de Nossa Senhora e uma mesa ao centro.
Altar na casa da Virgem Maria. Fonte imagem: Catraca Livre.

O Papa Leão XIII visitou o local, e o declarou oficialmente como um monumento para os cristãos. Também foi visitado por Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI.


Peregrinos cristãos de todas as denominações, e também muçulmanos visitam o local, especialmente em 15 de agosto, data da Assunção de Maria.


Uma antiga tradição cristã diz que, depois de ver o seu filho ser crucificado e fugindo da perseguição em Jerusalém, Virgem Maria foi levada por São João Evangelista para Éfeso, na região de Esmirna, na Turquia, onde ambos teriam passado os últimos anos de suas vidas. Trata-se de um espaço verde, arborizado e florido, no alto de uma montanha, Próximo há um presépio, fontes de água e um muro para os visitantes colocarem os pedidos escritos.


Fonte: Site A12

Existe um Lugar no Mundo


Quem sou

bottom of page